martes, 15 de enero de 2008

PARA O FOGO

Poema de adeus a 2007
De Oscar Portela



VERSIÓN DE VERA LUZ LAPORTA

A Pedro Martinez
Atiradas ao fogo as memórias
os almanaques todos
aspirando apenas o frio
espectral do não sucedido
e esperando sem esperar
Eis-me aquí nesta roda
de vida-morte
como o viúvo insone
de torres de Aquitânia"
“sem alaúde constelado”
nem estrelas no céu
cerzidas pelas mãos
de um deus-criança que joga
fazer do universo
miríades de desejos

E um miura em minhas costas
muge apenas em sonhos

e o traje de alamares
tinge-se do sangue
da rosa que antanho
floresceu nos jardins
sem os porquês
de um tempo

que nos leva e nos traz
como o mar incerto
"sempre recomeçado”:

e este “falar do eterno
e as idades mortas”
e o “chorar a Adonais”
coberto já de ervas,

são o certo destino
de um livro que é o corpo:

quando a idade provecta
nos resigna ao nada
“alma minha gentil”
dá minhas saudações a Pedro,

e dei então
“quem anda
entre a violeta
e a violeta”?

“Palmas! E a doçura
de uma velhice de raizes”
aonde purificado
pelas essências áureas,
eu me elevo ao alto
do “prístino holocausto”

com vozes silenciosas
que moram em espelhos.

OSCAR PORTELA
Poesia

No hay comentarios: